sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

CARTA AO NONO ANO


OBRIGADO AO NONO ANO – ESCOLA LIDUÍNA LEITE

Até parece que foi ontem , aqui cheguei e encontrei uma receptividade extraordinária que cativa, emociona e nos faz acreditar na educação. O tempo é implacável e como passa rápido, num minuto vocês estavam ali brincando, brigando, se amando e construindo alegrias e muitos feitos que só a educação pode fazer. Procurei neste tempo dar tudo de mim para que o conhecimento chegasse até vocês e fizesse parte de um processo de alegrias e de construção do saber que é de todos.
Emocionei-me quando vi um depoimento de uma aluna que dizia querer ser professora e de geografia, fiquei alegre quando convoquei a turma para fazer uma peça teatral onde a protagonista seria uma das figuras mais importantes da literatura brasileira: IRACEMA, Perderam o livro, mas não fiquei com raiva, pois o importante é participar.
Foi graças a vocês que desenvolvi um Projeto na Escola o Escritores da Liberdade, que por aí muitos não acreditam, mas é apenas uma tentativa, se der certo ou não o importante é tentar.
Sabe, gente aprendi muito com vocês, o entusiasmo , a vontade de vencer e até a preguiça de alguns nos fazem crer que com educação podemos mudar o mundo. O tempo passou e vi em você o vigor da juventude, a alegria de viver , a magia de ser jovem, coisa que muitos de nós abandonamos diante da vida estressante, das cobranças , das frustrações e do mundo em movimento que acaba destruindo muitos dos nossos sonhos.
A batalha está apenas começando, quero ver em vocês futuros homens e mulheres conscientes de seus direitos, livres, amigos, cidadãos e perfeitos na magia de viver.
Saibam que vocês estão aqui neste momento apenas passando por uma nova fase na vida, porém os anos que vocês aqui estiveram estarão marcados na história desta Escola e na História da minha vida e de outros professores.
Não vão embora, apenas digam um até logo e incorporem a história de uma Escola que merece ser lembrada, pois todos sabem o que foi feito para termos aqui este prédio que não é apenas material concreto, mas é luta , é vivência, é amor e todas as alegrias e tristezas dos que aqui passaram
Que pena que o tempo passa, já não vou conviver com as brincadeiras, as loucuras e o desejo sempre forte de amar, vencer e acreditar no novo e na alegria da vida.
Obrigado por fazerem parte de minha história e de meu crescimento como educador e como revolucionário da vida...
Para vocês resta desejar muito sucesso e muitas vitórias, pois o principal está com vocês : O AMOR À VIDA...
FRANCISCO DJACYR SILVA DE SOUZA - PROFESSOR